sexta-feira, 26 de junho de 2009

OUTRO RELATÓRIO...

Juciane Vareiro Ales, 32 anos, professora, formada pela UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso), Licenciada em Letras, atualmente lecionando na Escola Estadual Deputado Dormevil Faria, entre os dias 25/05/2009 e 15/06/2009, realizei em conjunto com 04 (quatro) acadêmicos do curso de Letras (UNEMAT - REGÊNCIA) as seguintes atividades na disciplina de Língua Portuguesa com os alunos do 8º ano, turma D, período Vespertino, de acordo com o material fornecido pelo curso oferecido pelo CEFAPRO.
Os acadêmicos fizeram uma explanação sobre gêneros textuais e utilizaram como abordagem jornais da Folha Regional para explicar sobre reportagem, entrevista, crônica, etc. também trouxeram revistas que continham piadas e horóscopos; observei que os alunos ficaram muito interessados na atividade, pois alguns não tem o hábito de ler este tipo de revista. Após examinarem as revistas, foram instruídos a sentarem-se em grupos com 06(seis) pessoas para elaborar textos baseados nos gêneros que haviam lido. Os textos foram acompanhados pelos regentes que recolheram as produções e fizeram as considerações e devolveram para os alunos durante a refacção. O objetivo era produzir um jornalzinho da sala, com textos e entrevistas realizadas por eles; foi atingido de forma satisfatória (segue em anexo), porém observamos que os alunos encontraram dificuldades quanto a ortografia e a concordância, cometendo erros elementares que se traduziram na forma como montaram o jornalzinho.
Para finalizar o trabalho, os alunos foram levados até a Folha Regional, para que pudessem conhecer na integra como um jornal realmente é feito; o resultado foi satisfatório, pois os alunos aproveitaram o passeio e fizeram inúmeras perguntas a Srª. Sônia, que recebeu a todos de forma muito amável e elucidou todas as dúvidas. Ao retornarmos foi solicitado que os alunos produzissem um relatório sobre a visita (segue em anexo) e notei que todos haviam feito várias anotações sobre os equipamentos e curiosidades sobre o lugar. Mas também notei que estas informações algumas vezes foram relacionadas de forma desencontradas, notando que eles não conseguiram conectar as informações anotadas de forma coerente, havendo certa falha na veracidade de certas observações feitas por eles. Por exemplo, alguns alunos escreveram que o jornal é mandado para ser feito em Cuiabá e depois volta pronto, porém ele é produzido e corrigido aqui e enviado apenas para impressão em Cuiabá, devido em nossa cidade não possuírem gráficas adequadas para a impressão do jornal.
Esta atividade foi a última realizada em conjunto com os acadêmicos. Foi dado sequência ao conteúdo sendo apresentado aos alunos do poema “Cidadezinha Qualquer” de autoria de Carlos Drummond de Andrade, TP3, página 97, os alunos acharam interessante a leitura, quando solicitei a comparação com a nossa cidade, eles não encontraram quase nenhum ponto em comum, pois consideram nossa cidade grande o suficiente para não ter características de uma cidade pequena e do interior, após estas considerações observei que eles não fizeram uma leitura que remetesse a outros pontos de relação com a nossa cidade, mas acabaram por comparar com cidades como Jauru, Porto Esperidião e Glória D’Oeste. Foram instruídos a fazerem uma releitura deste poema, o que foi mais produtivo. Após a produção foram estimulados a tentarem encontrar substantivos e verbos no poema, de forma a gerar uma certa competição, mas os alunos se mostraram um pouco confusos, demonstrando pouco conhecimento sobre as classes de palavras que solicitei que fosse encontradas.
. Após a leitura, os alunos fizeram comentários e a falta de adjetivos para descrever o entendimento do texto me deixou impressionada, pois muitos deles se fixaram na palavra “besta” que o escritor utiliza no poema e não evoluem nas próprias considerações.

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