sexta-feira, 24 de julho de 2009

FEEDBACK DA OFICINA DO DIA 22 DE JULHO 2009

A princípio, apresentei à turma a representante da Superintendência de Formação Graciete Maria Teixeira, que falou sobre a importância da Formação continuada oferecida pelo MEC, o Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. Falou de sua paixão pelo Gestar e do comprometimento dos professores cursistas em relação à proposta do programa. A seguir, expus o planejamento da oficina que teve como cronograma:
1. Os professores cursistas têm a palavra a respeito das atividades desenvolvidas com os alunos, como também a respeito das reflexões teóricas e as práticas propostas pelas atividades das unidades 19 e 20 do TP5. Um grupo de professores cursistas da Escola Estadual Vale do Guaporé, as professoras Edna, Gelcina, Daura e a coordenadora Maria do Carmo, expuseram as atividades desenvolvidas por elas com os alunos, através de Power Point, com relatos , fotografias e produções dos alunos.
2. Análise das propostas de atividades das unidades citadas para desenvolver com os alunos, que ainda não foram desenvolvidas por conta de dúvidas de como aplicá-las. Esse foi um dos momentos importantes da oficina, pois fez com que professores e formadora comentassem sobre elas a fim de esclarecê-las. As dúvidas e perguntas também foram suscitadas e as recomendações e os esclarecimentos feitos. Além disso, professores e formadora, com o apoio do material apresentado nestas unidades, tiveram, assim, condições de discutir as seções Avançando na Prática com o propósito de construir uma sequência didática e/ou um planejamento adequado às turmas com as quais eles atuam.
3. Avaliação da oficina: Exposição das críticas e comentários a respeito da oficina. Acredito que este é um momento de capital importância para o sucesso do projeto, por isso, em clima de confiança e tranquilidade, todos foram estimulados a uma avaliação sincera e produtiva. Assim, muitos relataram como sua prática tem mudado com a formação continuada e o quanto a troca de experiências tem sido gratificante e produtiva para todos. Alguns até relataram que, com o Gestar, o retorno do aprendizado é mais amplo, que os alunos têm participado muito mais das aulas, têm produzido mais e melhor, sentem-se mais estimulados com a própria construção do conhecimento. Até mesmo os cursistas têm sentido que a busca por soluções para problemas com o aprendizado tem sido mais
4. Foram expostos:
• O possível cronograma das próximas oficinas do módulo II, que acontecerá a partir da terceira semana de agosto, e que só será possível estabelecer metas após a Formação do Gestar em Cuiabá, de 10 a 14 de agosto, momento em que nós, formadores do Gestar, receberemos a orientação de como proceder com os TPs que faltam explorar;
• Um acordo entre professores cursistas e formadora no sentido de:
• Assim que os cursistas receberem o cronograma das oficinas presenciais, estes devem elaborar também o próprio cronograma de estudos individuais que serão feitos a partir do que será cobrado como pré-leitura para as oficinas presenciais. Isso compreende as leituras das unidades e os artigos e/ou trechos de teóricos e outros solicitados pela professora formadora para embasamento teórico dos TPs. Foi esclarecido que, a partir deste cronograma individual, será possível à formadora acompanhar de perto os estudos semipresenciais, com esclarecimentos das dúvidas e uma oportunidade de oferecer sugestões de aplicabilidade das propostas. Salientou-se também que, se for necessário, será solicitado relatos dessas leituras.
• Organização do portfólio de maneira mais assídua. Isso significa que, desde que já é possível, para os cursistas, conhecerem a metodologia do programa, estes devem cumprir as etapas de aplicação das propostas e elaborar os relatórios a cada oficina dada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Gosto de pessoas sinceras, sem que para isso agrida os outros. Sou fiel aos meus paradigmas (fé católica). Sou alegre porque confio em Deus.