segunda-feira, 13 de julho de 2009

TÂNIA NOGUEIRA SALLES

Tânia Nogueira de Salles, RG. 2.428.825 SSP/GO, brasileira, amasiada, 40 anos, formada em Letras, com especialização no Ensino da Leitura e Produção de Texto, é professora efetiva da rede estadual, na “E.E. “14 de Fevereiro”, na modalidade Ensino Médio e atua também como professora interina na Escola Municipal “Alcides Franco da Rocha”, no Ensino Fundamental de V a VIII, nos anos 6º “A” e 9º “Ú”. A escola municipal situa-se em um bairro periférico dessa pequena cidade, cujos moradores moram em casas populares e são funcionários do frigorífico local, pequenos comerciantes ou prestadores de serviços, em sua maioria com pouca escolaridade e baixa renda, incluindo-se também pouco acesso à leitura, fatores que refletem a presença da oralidade nas produções escritas dos alunos e dificuldades para desenvolver a variedade culta. As aulas no município foram assumidas no final do primeiro bimestre, perfazendo um total de 12 horas. Os alunos, 65 ao todo , revezam o uso do livro didático com os do período inverso, uma vez que não há livros para todos. Dos 31 alunos freqüentes ao 6º ano, 11 demonstraram ter um bom desenvolvimento da leitura e produção de textos com coerência, embora apresentem alguns problemas de coesão, de pontuação, de vocabulário, ortografia e acentuação. Onze deles, apresentaram interpretação regular, produção de textos com relativa coerência, problemas de repetições, paragrafação, pontuação, oralidade na escrita, uso indevido de maiúsculas e minúsculas, tanto no início de frases ou de nomes próprios quanto no interior da produção, e fazem as atividades com apoio do professor. Os outros onze, apresentaram rendimento insatisfatório tanto na leitura quanto na produção, indisciplina, falta de limites, egocentrismo exacerbado e dependência total do professor para realizar qualquer atividade. Os alunos do 8º ano apresentaram, em sua maioria, desestrutura familiar, perda de valores morais e éticos, problemas de indisciplina e, consequentemente, de aprendizagem. Dos 32 alunos freqüentes, 8 tiveram um bom desenvolvimento das atividades propostas tanto de leitura quanto de produção; 13 tiveram rendimento satisfatório, apresentando em sua maioria, problemas quanto à organização do parágrafo, pontuação, problemas de concordância nominal e verbal, repetições de estruturas, ortografia e acentuação, necessitando de orientação individual parcial para resolução das atividades. Os outros 12 alunos demonstraram, em sua maioria, desinteresse, falta de limite e pouco envolvimento nas atividades propostas, apresentado grandes dificuldades de leitura e escrita, tais como: problemas quanto ao uso e organização de parágrafos, de coerência e coesão, principalmente de repetição, de pontuação, de concordância nominal e verbal, de oralidade na escrita e acentuação, necessitando de apoio individual total para desenvolver todas as atividades.

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